terça-feira, 17 de setembro de 2019


Existe uma fórmula para diminuir as taxas de suicídio? Existe uma receita para acabar com a depressão e com a infinidade de transtornos de humor, que cada dia mais acomete a população? Segundo dados da Organização da Saúde, cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos. Superando o número de mortes causadas por acidentes e até mortos em guerra. Muito se fala no assunto, mas os números de mortes só aumentam.
 O mês intitulado setembro amarelo, aborda o tema e é uma campanha que visa divulgar e orientar a população sobre formas de prevenção. Questões sociais, culturais, transtornos mentais e de humor, são algumas das causas que podem levar as pessoas a cometerem o suicídio. Podemos destacar a depressão, como um dos transtornos atuais que mais levam as pessoas a desistirem de prosseguir vivendo. É muito particular o que cada um sente. E cada ser humano lida com seus medos, dores e pavores de formas diferentes. Devo salientar que, muitas pessoas com depressão estão por ai vivendo sorrindo, dançando e levando uma vida normal, quando na verdade sua dor interna é insuportável. Quando a pessoa é menos resiliente o quadro é muito mais grave. A pessoa não quer sair de casa, interagir com pessoas, perde a fome e literalmente a vontade de viver. Os problemas enfrentados por cada um geram ansiedade, medos e tristezas e consequentemente o cérebro nota essas reações e logo também sente-se desconfortável. É nesse misto de confusões que o corpo começa a dar sinais de fadiga, cansaço e esgotamento. Se os pensamentos só se direcionam para valorizar os acontecimentos ruins, as coisas se complicam. Procurar formas para desviar o foco dos problemas é a primeira alternativa. E como fazer isso? Procurar ajuda e contar sobre a dor acometida é fundamental. Buscar tratamento profissional e começar a perceber que SEMPRE EXISTEM ALTERNATIVAS. Ao longo da vida sempre existirão altos e baixos e o segredo para manter a saúde mental em bom estado, é nos darmos conta de que não daremos conta de tudo! E não daremos mesmo!!! Haverá situações ruins, doenças, angustias, perdas e medos infinitos. Afinal de contas estamos vivenciando um fenômeno chamado VIVER! E viver consiste em caminhar entre altos e baixos. E podemos caminhar entre altos e baixos se pudermos nos olhar como seres frágeis, mas capazes de superar. O suicida não quis acabar com a própria vida. Ele quis acabar com a dor que sentia e dar fim no que acreditava não suportar ou conseguir resolver. Um suicida poderia estar vivo se tivesse se dado conta da importância de contar sobre suas dores e angustias. Se não tivesse se envergonhado em procurar ajuda médica. Estaria vivo se soubesse sobre suas capacidades!
Enquanto psicóloga que atende crianças me sinto na obrigação de reforçar para os pais a importância de serem presentes na vida de seus filhos de forma efetiva! Contar para as crianças diagnosticadas com dificuldades, que são capazes! Estimular, incentivar e fazer com que eles acreditem realmente que são capazes de desenvolver infinitas habilidades. Que os pais estejam dispostos a ensinar sobre empatia e educação. Não só falar sobre ensinamentos de história, geografia ou matemática. Mas também sobre o amor e respeito ao próximo, sobre dar e receber carinho, sobre perdas e ganhos na vida. Que os pais ensinem sobre resiliência a seus filhos, para que saibam lidar com as críticas, perdas e danos causados ao longo da vida. Principalmente para que no percurso do desenvolvimento se tornem adolescentes mais estruturados e adultos capazes de enfrentar toda a turbulência que tornar-se adulto nos obriga a enfrentar.
O alicerce para uma vida mental saudável e estruturada começa na infância! É fato que ter filhos é um investimento a longo prazo e exige muita responsabilidade. Dispor de tempo, atenção e cuidados necessários serão sem dúvidas grandes aliados em diminuir problemas futuros! Diminua o tempo no celular e no tablet, distribua mais abraços e beijos. Vá para um parque, jogue bola, solte pipa, faça bolhas de sabão e viva a infância junto com seu filho. Você sabe que esse tempo não vai voltar. Mas só vai se dar conta, quando solicitar um abraço e não receber, porque um dia também não soube dar...
Por: Psicóloga Adriana Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário