quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

A raiva é uma emoção básica que está presente em qualquer ser humano, tendo a função de proteger o organismo. Portanto, é absolutamente normal senti-la algumas vezes. Ocorre que muitas pessoas apresentam dificuldades em controlá-la, gerando sérias conseqüências para si e seus relacionamentos.
Quando alguém se sente agredido ou desrespeitado, um dos primeiros sentimentos que aparecem é a raiva. Ao senti-la, o corpo se prepara para se defender ou atacar e os pensamentos são alterados, assim como o comportamento. Importante dizer que esta emoção pode variar da irritação á fúria. Essa variação, ou seja, o quanto se fica enraivecido, é influenciada pela interpretação da pessoa para o que aconteceu. Uma pessoa pode ficar zangada se tiver que esperar na fila e, contudo, ouvir calmamente críticas quanto ao seu desempenho profissional. Já outra pode estar satisfeita em esperar numa fila e rapidamente atacar qualquer um que aponte suas falhas no trabalho.
Dessa forma, se um indivíduo não consegue por si só controlar a raiva, a psicoterapia pode ajudá-lo a compreender suas crenças e o que provoca suas principais reações, além de possibilitar a descoberta de várias estratégias de como lidar com este sentimento.
Texto Publicado no Jornal Correio Carioca
Ano VIII – nº 79

Nenhum comentário:

Postar um comentário